Conceito de movimentos sociais
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).
Movimentos Sociais no Brasil
Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
Principais Movimentos Sociais no Brasil
As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Alguns dos Movimentos Sociais no Brasil
1922 – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
1964 – GOLPE MILITAR
1984 – DIRETAS JÁ!
1992 – IMPEACHMENT
2013 – PROTESTOS
Black BlocBlack bloc (do inglês black, preto; bloc, agrupamento de pessoas para uma ação conjunta ou propósito comum) é o nome dado a uma tática de ação direta, de corte anarquista, empreendida por grupos de afinidade que se reúnem, mascarados e vestidos de preto, para protestar em manifestações de rua, utilizando-se da propaganda pela ação para desafiar o establishment(ordem ideológica, econômica e política que constitui uma sociedade ou um Estado) e as forças da ordem. Black bloc é basicamente uma estrutura efêmera, informal, não hierárquica e descentralizada. Unidos, seus integrantes pretendem adquirir força suficiente para confrontar as forças da ordem.
Breve História dos Black Blocs1980: O termo Black Bloc (Schwarzer Block) é usado pela primeira vez pela polícia alemã, comoforma de identificar grupos de esquerda na