Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária: breve retrospectiva do conceito de cidadania.
RESUMO
Segundo o texto o conhecimento é transmitido e assimilado, os aspectos técnicos desenvolvidos fazem parte de um contexto social e politico. E o que se produzem em uma sociedade é resultado de suas próprias exigências e contradições e que assim, o domínio do conhecimento técnico e cientifico confere ao individuo maior consciência de si mesmo e capacidade de intervir de modo qualificado no ambiente.
As relações sociais que se estabelecem na escola, na família, no trabalho ou na comunidade possibilitam que o individuo tenha uma percepção critica de si e da sociedade, podendo, assim, entender sua posição e inserção e inserção social e construir a base de respeitabilidade para com o próximo.
Ainda segundo o texto modernidade traz a ideia de direitos individuais, pautadas no paradigma do jusnaturalismo – Direito natural, para o qual tais direitos tinham o caráter de atemporalidade e imutabilidade, subsidiando-se, assim, a noção racional de um direito universalmente válido.
Os direitos não são dados, mas conquistados; a garantia formal e legal não implica que a igualdade seja praticada. Os