Conceito de marketing.
O marketing tornou-se uma força difundida e influente em todos os setores da economia. Em poucos anos despojou-se de sua antiga imagem de algo antiético e desnecessário e passou a ser visto como um instrumento essencial para a formação e manutenção de diversos negócios, tendo inclusive seus conceitos aplicados nos mais variados tipos de organização, desde times de futebol a igrejas, passando por governos e organizações não-governamentais.
De uma forma geral e simplista pode-se afirmar, de acordo com Kotler (2000), que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços.
Os ambientes do marketing.
Existe 4 ferramentas importante que são classificadas em quatro grupos amplos, denominados os 4Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto-de-venda) e promoção
(do inglês product, price, place and promotion).
Estas ferramentas, é conhessida como “mix do marketing” que com ela consegue-se ter uma visão melhor de onde pode se alcançar os objetivos da empresa.
Conceito de produto.
Não adianta tentar vender qualquer produto ou serviço se ele não estiver em conformidade com os desejos do consumidor.
Produto e serviço, Podemos entender como algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo, que possa satisfazer um desejo ou uma necessidade. Inclui desde objetos físicos, serviços, lugares, organizações e ideias.
Pode ser dividido os produtos em duas categorias básicas
Tangíveis: São os bens materiais. Podem ser classificados como: duráveis (roupas, sapatos, computadores...
Intangíveis: São os bens imateriais. Podem ser classificados como serviços (dentista, salão de beleza); pessoas (um atleta, um político); locais (São Paulo, Porto Alegre)...
Todos os produtos, Assim como uma vida humana, passa pelas 4 fases no ciclo de vida: Introdução,