Dissertação sobre o Cinema Nacional
*Dissertação sobre as diferentes fases do cinema do Brasil, desde a criação até os dias de hoje.
Nomes: Annie Caroline Barbosa Santos Larissa Mafra
Professora: Edilene Maia
Data da entrega: 06 de maio de 2014
3º SEM Jornalismo noturno
Fases do cinema
No dia oito de julho de 1896 é realizada a primeira sessão de cinema do Brasil, fato ocorrido apenas sete meses após a exibição dos filmes dos irmãos Lumiére em Paris. Mas é um ano depois que surge o primeiro filme genuinamente brasileiro. Afonso Segreto regressava de uma viagem na Itália onde fora buscar equipamentos de filmagem, e registrou as primeiras imagens do Brasil em movimento: cenas da Baía de Guanabara feitas a bordo do navio francês Brésil.
Afonso Segreto Inaugura uma sala de cinema chamada “Cinematographe Parisiense” na Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro. E passa a exibir os filmes produzidos por ele que retratavam os acontecimentos da antiga capital do país, eram cenas como a celebração do terceiro aniversário de morte do Marechal Floriano Peixoto, o desembarque do presidente Prudente de Morais no arsenal da marinha, registros paisagísticos, entre outras cenas do cotidiano carioca.
O Brasil acompanhava de forma otimista a nova invenção europeia, porém devido à precariedade da energia elétrica, durante dez anos o cinema inexistiu em nosso país. É então em 1907 com a inauguração da usina de Ribeirão das Lages que as salas de exibição voltaram a abrir. As curtas cenas do cotidiano de antes deram lugar a filmes cada vez mais longos, que remontavam fatos policias verídicos, como o filme “Os Estranguladores” 1908 de Antônio Leal, que chega a ser exibido mais de oitocentas vezes em dois meses. É nesse período que o Brasil vive uma euforia cinematográfica. Percebe-se que a preferência do público é o filme posado ou de ficção que traz um enredo, um desencadeamento lógico. Assim