Conceito de Linguagem
Professor: Joaquim Gomes
Disciplina: Comunicação e Linguagem
Curso: Pedagogia – 1º Período Turma: 101 A Turno: Vespertino
Aluna: Taliane Gomes Silva
Conceito: Linguagem, Língua e Fala.
RESUMO:
LINGUAGEM – É um sistema de signos ou sinais, usadas para indicar coisas, para se comunicar com outra pessoa e serve também para a expressão de ideias de um determinado individuo, e também seus valores e sentimentos. Embora seja tão simples. A definição nos diz que a linguagem, “é um sistema de sinais com função indicativa, comunicativa, expressiva e conotativa”. TRECHO DO LIVRO, convite à filosofia. AUTORA: CHAUÍ, Marilena. Pág- 141.
Ela também exprime vários tipos de sentimentos e valores, de certo individuo, ou seja, a mesma possui uma função de conhecimento e de expressão, podemos citar como exemplo: Uma palavra que pode exprimir sentido e significado.
LÍNGUA – Surgiu em condições históricas, COMO ASSIM? Elas são convencionais, ou seja, surge de condições históricas, geográficas, econômicas e de políticas, em um termo mais popular, são fatos culturais. Ela se torna a partir daí uma estrutura, ou melhor, um sistema dotado de certa necessidade interna, passando a funcionar suas próprias leis e princípios próprios, independentes dos sujeitos falantes que às empregam.
FALA – É a variação da língua fônica. Traduz-se no meio da comunicação, ou seja, constitui a forma que exige menos esforço, para que assim, venha se tornar mais compreendida pelas pessoas que apresentam dificuldade em comunicar-se através da fala. A mesma também pode ser definida como um processo de articulações de sons.
SÃO LUÍS
07/04/2014