Conceito de linguagem
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
Portanto, sabemos que a linguagem não se restringe apenas a comunicação através da fala e da escrita, mas também, por meio de imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, entre outros.
Dessa forma, em decorrência do caráter individual da fala, pode-se observar que ela possui vários níveis, sendo que a forma oral se caracteriza por maior espontaneidade do que a forma escrita. O que determinará o nível de linguagem empregado é o meio social no qual o indivíduo se encontra. Segue abaixo os mais utilizados:
Formal (culto): é o nível de fala utilizado pelas pessoas cultas, em situações formais. Caracteriza-se por um cuidado maior com o vocabulário e pela obediência às regras estabelecidas.
Informal (coloquial/popular): é a fala que a maioria das pessoas utiliza no seu dia-dia, sobretudo nas situações mais formais. Caracteriza-se pela espontaneidade, pois não existe uma preocupação com as normas estabelecidas pela comunidade linguística.
Técnico (profissional): é a fala que alguns profissionais (advogados, economistas, etc.) utilizam no exercício de suas atividades profissionais. Literário (artístico): é a utilização da língua como finalidade expressiva, como a que é feita pelos artistas da palavra poetas e romancista.
Variação Linguística
Variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural se manifestam verbalmente. Define-se também por um conjunto das diferenças de realização linguística - falada ou escrita - pelos locutores de uma mesma língua. Tais diferenças decorrem do fato de o sistema linguístico não ser unitário, mas comportar vários eixos de diferenciação: estilístico, regional, cultural, ocupacional e etário.
Variação histórica
Aquela que sofre transformações ao longo do