Conceito De Gest O Da Cadeia De Suprimentos
O conceito ou definição do Supply Chain Management (SCM) é algo recente na literatura especializada, datado mais precisamente da metade da década de 80. Não significa, entretanto, que as idéias que lhe inspiraram sejam oriundas desta mesma época. Na verdade, o conjunto de idéias que definem o SCM tem a sua origem nos estudos realizados na década de 60 e que tinham foco nos canais de distribuição, sistemas de integração, compartilhamento de informações e de dados de inventário. Dos conceitos mais modernos, dois deles são os mais atuais e definem sucintamente o SCM. O primeiro, de 1994, foi desenvolvido pelos membros do Centro Internacional de Excelência Competitiva e citado por Lambert et al (1994) diz que “supply chain management é a integração dos processos de negócio chave, desde o consumidor final até os fornecedores originais, que disponibilizam produtos, serviços e informações que agregam valor para os clientes.” O segundo conceito é datado de 1998 e, na verdade, trata-se de uma modificação do conceito original de 1994, feita pelos membros do Forum Global de Supply Chain e diz: “supply chain management é a integração de processos de negócio chave, desde o consumidor final até os fornecedores originais que disponibilizam produtos, serviços e informações que agregam valor para os clientes e outros participantes da cadeia.”.
Gestão da cadeia de suprimentos
Introdução
Compreende-se como cadeia de suprimentos, um conjunto de instalações dispersa geograficamente interagindo entre si. Como exemplo dessas instalações tem-se: fornecedores de matéria-prima, centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtos intermediários e produtos acabados. (Yin, 1991, apud Souza, Carvalho, Liboreiro, 2006).
Em função da estratégia competitiva adotada pelas empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, as atividades logísticas relacionadas à distribuição física são definidas a partir da estrutura planejada para os