Conceito De Fracasso Escolar
A permanência do fracasso escolar - entendido como fracasso da escola para promover um ensino de qualidade ao conjunto dos seus alunos - numa escola em que a reprovação foi deslegitimada como prática pedagógica coloca-nos diante do desafio de analisar esse problema sem o apoio dos índices de repetência e evasão, que por décadas deram sustentação às discussões sobre a temática.
Compreendendo o fracasso escolar não como um fracasso individual do aluno, mas como um fracasso da escola, produto das dificuldades da mesma em ensinar a grande e diversificada população de alunos, estudos chamam atenção para a existência de práticas, rituais, rotinas presentes na escola que pouco ou nada contribuem para melhoria da qualidade do ensino, problematizando mecanismos pelos quais a escola organiza seu trabalho - os quais estariam refletindo a presença de uma lógica de seleção, classificação, fracionamento, homogeneização, ou seja, de exclusão.
Por: Tamara Fresia Mantovani/Fonte: http://pt.scribd.com/doc/6779680/Fracasso-Escolar
(Conceito de analfabetismo)
Apesar de que o conceito de analfabetismo mudou nos últimos anos, em 1958 a UNESCO definia como analfabeto um indivíduo que não consegue ler ou escrever algo simples. Segundo o dicionário Aurélio, o analfabeto é o indivíduo que ignora o alfabeto.
Costuma-se considerar o indivíduo semi alfabetizado aquele que sabe ler mas não sabe escrever corretamente. Emprega-se o termo, igualmente para designar uma pessoa que lê e escreve com muita dificuldade e com erros grosseiros de ortografia
Normalmente sabe se do conceito de analfabeto funcional: uma pessoa que, mesmo sabendo ler escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente.” Contudo esse termo se contradiz com o próprio conceito de analfabeto (um indivíduo que não consegue ler ou escrever algo simples.) como o mesmo será analfabeto funcional?