Fracasso escolar
TEMA: Fracasso Escolar: Mito ou Realidade?
DELIMITAÇÃO TEMÁTICA: Possíveis causas do fracasso escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
PROBLEMA: O que leva uma criança ao fracasso escolar?
HIPÓTESE
A escola e os professores têm sua parte a cumprir na luta contra o fracasso escolar. E, sem dúvida, o ponto vulnerável a ser atacado nesse combate é a alfabetização. Se a escola criar mecanismos favoráveis para a aprendizagem, nenhum aluno ficará fracassado. Se a alfabetização for bem conduzida instrumentaliza os alunos a agirem socialmente, a lidarem com as situações e desafios concretos da vida prática: é o meio indispensável para a expressão do pensamento, da assimilação consciente e ativa de conhecimentos e habilidades, meio de conquista da liberdade consciente e ativa de conhecimentos e habilidades, meio de conquista da liberdade intelectual.
JUSTIFICATIVA
Um dos mais graves problemas do sistema escolar brasileiro é o fracasso escolar, principalmente das crianças mais pobres. O fracasso escolar se evidencia pelo grande número de reprovações nas séries iniciais do Ensino Fundamental, insuficiente alfabetização, exclusão da escola ao longo dos anos, dificuldades escolares não superadas que comprometem o prosseguimento dos estudos, principalmente crianças vindas de famílias mais pobres são, em geral, as que têm menos êxito; se avaliadas através de procedimentos convencionais de medidas, são as mais difíceis de serem ensinadas através dos métodos tradicionais .
Para nos desvencilharmos do mito da criança carente que não aprende e atuarmos em bases mais realistas, faz-se necessário problematizar e questionar o que entendemos por carência e quais as suas implicações na o que entendemos por carência e quais as suas implicações na produção e superação do fracasso escolar.
Conhecer esta realidade [ condições materiais, concretas, de vida da maioria das crianças que freqüentam a Escola Pública [ que] é de