Conceito De Externalidades
A expressão Receita Marginal (Rmg) designa a variação da receita total (RT) provocada pela variação em uma unidade na produção de determinado bem (Q). Em termos algébricos, Rmg = ΔRT/ΔQ, em que Δ significa variação.
Teoricamente, se a procura do bem for elástica, a receita marginal será positiva, se a procura for inelástica, a receita marginal será negativa e se a procura apresentar elasticidade unitária, a receita marginal será nula. Tal significa que o sentido e intensidade da variação da receita total depende directamente da elasticidade da procura do bem num determinado ponto: se, por exemplo, a elasticidade da procura do bem for inferior a 1 (isto é, inelástica ou rígida), significa que uma redução do preço origina um aumento menos que proporcional na quantidade procurada, pelo que a variação da receita total (que resulta da multiplicação da quantidade pelo preço) será negativa se as empresas aumentarem a quantidade oferecida.
Maximização de lucros é primordial nas empresas
A lógica da maximização de lucros implica que a função oferta da empresa competitiva tem de ser uma função crescente do preço do produto e a função demanda de cada factor tem, de ser uma função decrescente do seu preço. Algumas pessoas acreditam que o objectivo da empresa é sempre a maximização do lucro. Para alcançar essa meta, o gerente financeiro tomaria apenas as acções que gerassem uma grande contribuição esperada para o total dos lucros esperados pela organização. Para cada alternativa considerada, deve ser seleccionado a que ocasionasse o maior resultado monetário esperado.
Cálculo de lucros
O cálculo do lucro da acção nas sociedades anónimas obtem-se dividindo o total do lucro do período disponível para os accionistas ordinários da empresa, pelo número de acções ordinários emitidas. Desse modo, a riqueza dos proprietários das sociedades é mensurada pelo preço das acções, que por sua vez é baseado no tempo de retorno dos resultados (fluxos de caixa),