Modelando as falhas do fracasso de mercado
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
NOME DO ALUNO
MODELANDO AS FALHAS DO FRACASSO DE MERCADO
Quando consideramos o fluxo circular no contexto mais amplo no modelo de balanço de matérias, nos conscientizamos de como a atividade econômica gera resíduos que podem danificar os recursos naturais, e um caso a apontar é a persistência da poluição gerando assim a primeira falha de mercado que distorce o modelo clássico de mercado.
Neste trabalho iremos entender melhor as falhas de mercado no contexto de problemas ambientais devido a ausência das intervenções, das externalidades e de quem cabe o direito e o papel de nas falhas de mercado ambiental.
O funcionamento de um sistema de mercado se fundamenta em um conjunto de regras, onde se compram e vendem bens e serviços e também fatores de produção. A quantidade demandada por um bem não depende unicamente do preço do bem em consideração, mas de diversos outros fatores, como, por exemplo, preferências do consumidor, preço de outros bens que possam vir a ser substitutos, renda disponível, etc. A quantidade ofertada de um bem também depende de vários fatores, tais como tecnologia disponível, preço dos fatores de produção, subsídios, impostos, preço do próprio bem, etc.
SISTEMAS ECONÔMICOS Em toda comunidade organizada, mesclam-se, em maior ou menor medida, os mercados e a atividade dos governos. O grau de concorrência dos mercados é variado, indo do monopólio, em que apenas uma empresa opera, à economia de livre mercado, que apresenta uma verdadeira concorrência, com várias empresas operando. O mesmo ocorre quanto à intervenção pública, que engloba desde uma intervenção mínima em impostos, crédito, contratos e subsídios até o controle dos salários e os preços dos sistemas de políticas economias, ambientais e sociais.
As principais diferenças entre a organização econômica centralizada e a capitalista reside em quem é o proprietário das fábricas, fazendas e outras empresas, assim como os