mercado
INSTITUTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA - IET
ECONOMIA
BELO HORIZONTE
OUTUBRO-2013
Resumo
Mercado
O processo de mercado é o ajustamento das ações individuais dos vários membros da sociedade aos requisitos da cooperação mútua. Os preços de mercado informam aos produtores o que produzir como produzir e em que quantidade. O mercado é o ponto focal para onde convergem e de onde se irradiam as atividades dos indivíduos.
O mercado orienta as atividades dos indivíduos por caminhos que possibilitam melhor servir as necessidades de seus semelhantes.
O mercado não é um local, uma coisa, uma entidade coletiva. O mercado é um processo, impulsionado pela interação das ações dos vários indivíduos que cooperam sob o regime da divisão do trabalho.
O conceito de troca leva ao conceito de Mercado. Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específicos, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo.
Assim, o tamanho do mercado depende do número de pessoas que mostram a necessidade ou desejo, que têm recursos que interessam a outros e estão dispostos e em condição de oferecer esses recursos em troca do que desejam.
Externalidade
A ideia de externalidade é altamente intuitiva; faz sentido imaginar que as ações de um indivíduo afeta a felicidade e o bem-estar de outros. Uma externalidade positiva ocorre quando a ação de um indivíduo beneficia pessoas que não participaram diretamente dessa troca.
Por outro lado, uma externalidade negativa impõe um custo sobre terceiros. Muitos economistas utilizam a ideia de externalidade como base para fazer recomendações de políticas públicas: impor tributos ou conceder subsídios para "compensar" os custos externos. Com efeito, várias atividades governamentais — para não dizer todas — já foram, cada uma à sua época,