mercado
Estruturas de mercado e formação de preços
Introdução ao assunto
As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes à organização dos mercados, realçando características tais como: o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos participantes, o acesso de novas empresas. No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas cinco características, que são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
Oligopsônio
Esse tipo de estrutura de mercado que é caracterizado pela existência de poucos compradores (sendo que, se houver apenas dois, se denomina duopsônio), de modo que as ações de um ou mais podem ter um efeito significativo sobre o preço de mercado dos outros compradores. É, portanto, um mercado com poucos participantes (em número), mas grandes em tamanho, fazendo com que haja uma forte interdependência entre as firmas, a exemplo do que ocorre com os oligopólios.
É o mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores.
Exemplos
Nos setores do agronegócio brasileiro, isso acontece para o programa agrícola processado (como indústrias de óleos vegetais, café, chocolate, cigarros, frutas, verduras, carne processadas entre outras), ou seja, grandes empresas processadoras comprando produtos agropecuários diretamente dos agricultores ou por meio de cooperativas.
Aracruz celulose
Bahia sul celulose
Cenibra
MONOPSÔNIO
O monopsônio pode ser definido como um mercado onde há apenas um único comprador, ou seja, uma grande indústria que é a única compradora de determinada região.
Exemplos
Cotochés: indústria de derivados de leite de Minas Gerais
Cooasgo: cooperativa agropecuária
Monopólio Bilateral
É quando só um vendedor depara-se com um comprador, onde tanto o vendedor como o comprador pode influenciar diretamente nos preços, ou seja, neste mercado tanto o comprador ( que esta