Conceito De Empresas
Parte I: A empresa é uma organização social por três motivos:
Trabalha com pessoas:
1. Conceito de ambiente interno: o ambiente no qual as pessoas exercem suas funções numa organização.
2. Pessoas que trabalham num ambiente interno: colaboradores, parceiros, funcionários, trabalhadores.
3. Interdependência existente entre os colaboradores (funcionários): um necessita do outro para conseguir o resultado de um processo.
4. Interdependência entre colaboradores (funcionários) e empresas: o colaborador oferece a mão de obra e a empresa oferece o dinheiro, um necessita do outro.
5. Conceito de alocar pessoas: exigência da empresa em relação ao comportamento humano, determinado seu horário, função, dever, etc.
6. Conceito de processo: quando o individuo é coerente, e seu trabalho junto com o de outros colaboradores gera um resultado.
7. Diferença entre dependência e interdependência: dependência é apenas um depender de outro para algo, interdependência são os dois dependerem um do outro na mesma medida.
8. Desvio de função: pode ser eventual (+) ou continuo (-):
8.1. Eventual (+): pode gerar resultados positivos, pois é como uma oportunidade de demonstrar sua habilidade fora de sua área de trabalho gerando assim futuros benefícios.
8.2. Continuo (-): é quando ocorre repetidamente, sempre gera resultados negativos, produzindo estresse, cansaço, acumulo de atividade, além de não receber pela outra função que está sendo exercida.
9. O comportamento deve estar de adequado ao ambiente: o colaborador deve seguir as normas da empresa, se acostumando às normas /regras da organização.
10. Desvio de comportamento: quando um individuo não segue as regras/normas estabelecidas pela organização, pode ser definido como inconveniente ou indisciplinado:
10.1 Inconvenientes: quando o comportamento não é o exigido pela organização.
10.2 Indisciplinados: quando a pessoa conhece as regras, mas mesmo assim faz decisões/ações erradas.
Conceito de Empresas —