Conceito Empresa
A Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o património através de um sistema informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.
Para isso, o estudo da Contabilidade como de qualquer outra ciência, necessita estar centrado num foco, num objecto que será investigado e desnudado, visando conhecer intimamente o mesmo.
Assim, neste trabalho procuramos mostrar de forma condensada a evolução da histórica da contabilidade, conceito de empresa, os objectos e objectivos e as funções desta importante ciência que é a contabilidade.
2- EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CONTABILIDADE
O estudo da contabilidade é bastante antigo, pois desde tempos remotos que o homem já se preocupava em controlar sua riqueza, afinal a medida que o homem desenvolvia um património, era necessário que ele procurasse desenvolver procedimentos para determinar as suas posses e avaliar as mesmas
Na verdade, podemos afirmar que de um conceito inicialmente instrumental, a contabilidade avançou através dos estudos de inúmeros pesquisadores, constituindo-se numa ciência em função do cumprimento dos requisitos lógicos necessários a tal categoria, dentro das convenções filosóficas pertinentes.
A obra do Frade beneditino Luca Pacioli “ Summa” em l494 que continha o “ Tractatus de Computis et Scripturis et Proporcionalita” foi segundo CAMPIGLIA (l966:12) “o primeiro estudo sobre método de contabilidade”. Na verdade a “Summa” era fundamentalmente um tratado de matemática, mas incluía uma seção sobre o sistema de escrituração por partidas dobradas, denominada Particularis de Computis et Scripturis.
A partir da obra pioneira de Luca Pacioli, estudos sobre a matéria foram sendo realizados, havendo a conceituação científica da contabilidade a partir da obra de Francesco Villa “A Contabilidade Aplicada às