Trabalho Final De Administra O Redes Windows
Antônio Cabral
Daniel Faria
Frederico Oliveira Vaz
Instituto Federal Do Triangulo Mineiro – Campus Paracatu/TIC3
Paracatu, MG, Brasil.
Resumo: Este artigo faz uma abordagem geral desde a criação de uma máquina virtual usando o Windows Server 2008 com todas as configurações adequadas para a instalação de um servidor DHCP, DNS, até o compartilhamento de rede via VPN. Utilizaremos, para compartilhamento de arquivo e acesso remoto, o software Team Viewer.
Palavras chave:
1. Introdução
Hoje em dia uma virtualização é uma prática bastante utilizada por baratear custos na Administração de redes e na vida útil do Hardware. Com Virtual Box instalado, que é um programa que permite a instalação e execução de máquinas virtuais, instalaremos o Windows Server 2008 32 bits (Enterprise), versão acadêmica, utilizando sua ISO, para a implementação de um servidor DHCP, DNS, compartilhamento de rede VPN, e, além disso, aplicações para acesso remoto e compartilhamento de arquivo. Outra configuração que será tratada nesse trabalho é a configuração de um roteador Telsec-TS129I, onde vamos explanar o redirecionamento de porta.
2. Conteúdo
2.1 Instalação da máquina virtual Windows Server 2008
Com o Virtual Box iniciado, iniciaremos a instalação do Windows Server 2008, definindo nome, tipo e versão. Posteriormente definiremos 2GB de RAM, isto, pois a máquina física possui 4GB total, desta forma não a sobrecarregará e será suficiente para administração de uma rede com 7 máquinas. Optaremos por criar um disco virtual com tipo de arquivo VDI que é a instalação padrão, utilizando um armazenamento dinamicamente alocado para que o espaço do disco rígido físico seja utilizado a media que for necessário, com isso definiremos 12.5 GB como limite para armazenamentos de dados. Feito isso, é necessário ainda configurar a placa de rede da máquina