A Cadeia De Uni O2
Henrique Cunha
Porto Alegre
2015
A Cadeia de União
A Cadeia de União é um rito na Maçonaria que está constituído pelo entrelaçamento que formam as mãos, com os braços entrecruzados, de todos os integrantes da oficina, o qual, precisamente, tem lugar ao redor do quadro da Loja e dos três pilares da Sabedoria, a Força e a Beleza momentos antes de encerrar os trabalhos. Em primeiro lugar, há que se dizer que a Cadeia de União é um dos ritos maçônicos que mais diretamente aludem à fraternidade maçônica, a qual, de fato, está sustentada nos laços de harmonia e concórdia que ligam todos os maçons entre si.
Vários poderão ser os objetivos da Corrente: o culto à Fraternidade, o fortalecimento das energias do Grupo, a permuta de forças energéticas e espirituais, a descarga das vibrações negativas, o equilíbrio geral da mente e do corpo físico, o alivio dos sofrimentos, o consolo, a restauração da saúde, tudo que possa beneficiar o grupo.
Mas este rito se realiza, fundamentalmente, para dirigir uma prece ou invocação ao grande Arquiteto, sendo nessa invocação onde reside seu sentido profundo e sua razão de ser. Por isso, prescindir da prece como sucede em muitas lojas atuais, pelo mero fato de ignorá-la ou por considerá-la um ultrapassado anacronismo, provoca inevitavelmente o empobrecimento do próprio rito, ficando este, como conseqüência, reduzido praticamente a quase nada.
Como maçom, porém o ato litúrgico da corrente é materializado na Cadeia de União. Nela os maçons externam a disposição de amizade de forma física, aliada ao poder mental e inspirada pela potencialidade espiritual. Numa formação circular, unidos pelos pés, pelas mãos e pelas mentes, os maçons cultivam e cultuam o amor fraterno.
Mas porque se forma a Cadeia de União dentro do templo?
Hoje em dia, dada a descrença nas coisas ligadas ao esoterismo, em face das preocupações impostas pelo cotidiano sofrido, na maioria das lojas a Cadeia de União é formada,