Conceito de Didática
Qualquer planejamento, por mais simples que seja, precisa ser bem analisado. A didática tem como objetivo de ensinar através de métodos e técnicas pedagógicas, incorporando na mente do aluno a compreensão do ensino, ou seja, trabalhando com a sua aprendizagem.
A estrutura de sala e, ensino no Brasil tem de grande influência das escolas francesa. No século XIV, as escolas do Brasil tinha o objetivo de ensinar o aluno, ao em vez de se preocupar com o seu aprendizado, assim ocorria diversas rotulações do educador sobre o aluno. A elite tinha o privilegio de frequentar a escola, já o proletariado era excluído “por sua incapacidade de aprender”.
Podemos identificar que não havia transmissão de conhecimento ao aluno, onde é construído com o professor, o aluno e a sociedade, ou seja, é construído socialmente, e esta definição mudou a partir do século XX.
Uma pesquisa realizada pelo Nube (Núcleo de Estagiários e Aprendizes), através de uma enquete online, onde perguntou aos estudantes “você tem vontade de ser professor do ensino fundamental e médio?” contou com a participação de 6.910 jovens. Onde mostra que 59,77% acham profissão desvalorizada e com más condições.
Os profissionais da área de ensino são muitos desvalorizados no Brasil, onde o aluno ao ver o professor em sala de aula, sabendo da posição social em que o profissional se encontra, ocorre um desinteresse onde ele pensa "se um cara como este está me ensinando, na situação que ele se encontra, tudo o que fala não passa de besteira".
Uma curiosidade, porque a grande porcentagem pessoas que ingressam uma faculdade de licenciatura, foram alunos que não conseguiram notas boas na escola ou conseguiram nota baixa no vestibular? Conceitos da Didática
Professores ao decorrer de sua experiência vão elaborando técnicas didáticas para o ensinamento e/ou aprendizagem dos alunos individualmente, com resumes, sínteses dos quadros chamados sinópticos, monografias, trabalhos de