Dois diferentes conceitos de didática
Turma: CN 16/12
Professora: Jamille Rangel
Aluno(a): Luciana Teixeira de Vasconcellos
* Didática segundo Comenius
Para Comenius, a Didática é o ato e a arte de ensinar (“Ensinar tudo a todos”), buscando o desenvolvimento de cada indivíduo e de seus grupos, tornando-se seres autocríticos e inseridos de forma mais plena na vida social.
A natureza é um importante instrumento para a transmissão da aprendizagem, onde são trabalhados a instrução, a moral e a religião.
Seu método didático constitui-se basicamente de três elementos: compreensão, retenção e práticas, onde através delas o indivíduo chega a três qualidades fundamentais: erudição, virtude e religião, que correspondem três faculdades que é preciso adquirir: intelecto, vontade e memória.
Comenius defendia a interdisciplinaridade, a relação afetiva do educador, um local apropriado para a prática da aprendizagem e além disso, propunha ações de coerência de práticas educacionais entre família e escola, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a formação do homem religioso, social, político, racional, afetivo e moral.
* Didática segundo Libâneo
Para Libâneo, a Didática busca os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino, visando vincular o ensino e a aprendizagem e levando em conta a capacidade individual de cada aluno.
A Didática está interligada a vários ramos da Pedagogia, atuando na indagação, reflexão, fins e objetivos da prática educativa. Ela tem como base a relação homem e sociedade, propondo conceitos sociais, políticos e pedagógicos que são trabalhados dentro de uma realidade na educação escolar, levando o aluno a pesquisar e investigar os conteúdos trabalhados, culminando na sua aprendizagem.
REFERÊNCIAS
CENTRO DE REFERÊNCIA EDUCACIONAL. Comenius e a Didática Magna. Disponível em: http://adidatica.wordpress.com/comenius-e-a-didatica-magna/. Acesso em: 08 nov. de 2012.
LIBÂNEO. José Carlos. Didática. São