Matemática na ed. infantil
Reflita sobre o que foi escrito por Cavalcanti (1999) segundo Kelvin Miller, o qual afirma que adultos conseguem guardar apenas 10 % do que ouvem, no espaço de 72 horas. Entretanto são capazes de lembrar 85% do que ouvem, vêm e fazem, após o mesmo prazo.
Como você daria um novo conceito para um adulto sobre a escrita do número, por exemplo.
Você pode optar por outros exemplos para explicar a afirmação do texto.
Dependendo da motivação, o adulto pode aprender em longo prazo ou em curto prazo, pois a motivação é fundamental para o desempenho desse aluno com a capacidade de aprendizagem um pouco lenta pelo fato de estar numa idade mais avançada. No entanto o contato contínuo com o educador facilita sua aprendizagem, pois ao ouvir novamente o que lhe foi ensinado, o educando passa a internalizar.
B) A partir do que se entende por ser adulto, Oliveira (1998) passa a refletir sobre as conjecturas que devem direcionar a relação entre educador, escola, métodos didáticos e educando adulto, elaborando 14 princípios.
Leia e aponte apenas as ideias principais de cada um.
•Princípio 1 - O adulto é dotado de consciência crítica e consciência ingênua.
•Princípio 2 - Compartilhar experiências é fundamental para o adulto, tanto para reforçar suas crenças, como para influenciar as atitudes dos outros.
•Princípio 3 - A relação educacional de adulto é baseada na interação entre facilitador e aprendiz, onde ambos aprendem entre si, num clima de liberdade e pró-ação.
•Princípio 4 - A negociação com o adulto sobre seu interesse em participar de uma atividade de aprendizagem é chave para sua motivação.
•Princípio 5 - O centro das atividades educacionais de adulto é na aprendizagem e jamais no ensino.
•Princípio 6 - O adulto é o agente de sua aprendizagem e, por isso, é ele quem deve decidir sobre o que aprender.