Fundamentos e ensino da matemática p/ ed. infantil e anos iniciais do ens. fundamental
Contribuições para o ensino fundamental, para a educação de Jovens e Adultos e para a Gerontagogia
Apresentação
O mundo contemporâneo passa por profundas transformações e rupturas paradigmáticas. Uma nova forma de pensar, sentir e agir coloca-se como desafio para que a sustentabilidade do planeta, a cultura de paz e a conquista da democracia e dos direitos humanos se harmonizem e dêem sentido aos avanços tecnológicos em todas as escalas (local, regional, nacional e planetária), diminuindo as desigualdades econômicas e sociais, ao mesmo tempo em que valorize a diversidade cultural e a singularidade de cada experiência humana.
Este desafio também deve estar presente no ensino de História e de Geografia (seja na educação escolar ou não-escolar), abarcando o ensino fundamental ou mesmo a educação de Jovens e Adultos e em programas educativos com idosos (Gerontagogia). No caso específico do ensino fundamental, o professor possui um árduo desafio: o de sensibilizar a criança, através das mais diferentes atividades pedagógicas, para que valores sócio-ambientais, de solidariedade e de cooperação se transformem em atitudes duradouras, estimulando a prática da cidadania e dos direitos humanos desde a mais tenra idade. A forma de sentir, pensar e agir deste profissional influenciará diretamente o imaginário da criança, favorecendo ou não sua vontade de participar das aulas e estimulando um relacionamento afetual com a escola e com os demais alunos e participantes do processo educativo.
A motivação da criança pode facilmente esvanecer caso não haja a experiência do sensível e as trocas sensoriais que apenas a convivência fluida, conflitual e “ecológica” com o outro, no tempo e no espaço físico cotidiano, é capaz de sustentar, pois a vontade e o interesse dependem da sinergia entre a razão e os sentidos para ser constantemente retroalimentada. Infelizmente, não é assim que tem sido o ensino de