Conceito de consciência
Pelo conceito clássico, consciência é aquele estado em que a pessoa está ciente de suas ações físicas e mentais. O que só ocorreria, se ela estiver acordada e alerta. Não, se dormindo, em coma, ou sob anestesia geral. Em relação à situação estar dormindo, tal conceito é contestável. Quando uma pessoa pensa, ela pode ou não estar ciente dessa ação mental. Isto é, um pensamento pode ser consciente ou inconsciente. Exemplo: Quando guiamos um carro, nossa mente pode estar dirigida para vários pensamentos (conscientes), que nada têm a ver com o ato de guiar, enquanto estamos, ao mesmo tempo, observando o trânsito e manobrando o veículo, sob um comando mental, automático, do qual não estamos tomando ciência (ou seja, estamos executando ações decorrentes de pensamentos inconscientes). E quanto aos pensamentos que ocorrem enquanto sonhamos ? São conscientes ? A resposta clássica é não http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=NO/LerNoticia&idNoticia=200 A consciencia pode ser definida como – ‘’ a função pela qual conhecemos a nossa vida interior, isto é, os fenômenos psíquicos que a todo momento se passa em nós; Ela é para o mundo interior, o que sentidos são para o mundo exterior’’.
Livro(Biblioteca de Ciências Exatas e Humanas)
A consciência reflete sempre a individualidade e unidade do ser humano e é obviamente lugar de todas as perceções, pensamentos e emoções do indivíduo.
A consciência é um estado de vigília, alerta. É ter a capacidade de perceber a relação entre o mundo e a mente. A atenção consciente de uma pessoa esta prontamente sujeita a mudança. Neste momento, sua atenção pode estar focada neste livro; em alguns minutos, você pode estar profundamente distraído.
Uma teoria geral da consciência não é muito praticável, porque não existe uma teoria geralmente reconhecida. Em vez disso existem quase tantas teorias da consciência quanto existem indivíduos que teorizam sobre o tópico. Muitos definem a consciência