Conceito De Calor
O Calor é considerado pela Física como sendo a energia transmitida de um corpo para outro, ou de um sistema para outro que se encontram a temperaturas diferentes. Isto é, a transferência associada ao movimento de átomos, moléculas e outras partículas.
Dessa forma, o calor pode ser produzido a partir de reações químicas (combustão), reações nucleares (fusões), dissipação eletromagnética (fornos e micro-ondas) ou dissipação mecânica (fricção).
Porém, os corpos não possuem Calor, mas sim energia interna (energia térmica). Calor é a energia transferida nos processos de interação térmica entre sistemas. A transferência da energia se finaliza quando ambos os corpos atingem o equilíbrio térmico, ou seja, a mesma temperatura.
A quantidade de energia térmica trocada é medida em calorias, que se refere à quantidade de energia necessária para que um grama de água eleve sua temperatura em 1 grau celsius (14,5 graus celsius para 15,5 graus celsius). Já no Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida é chamada de joule, sendo que uma caloria é equivalente a 4,184 joules.
Em resumo, podemos considerar que o Calor está presente em nosso dia-a-dia pois, nossos corpos frequentemente entram em interação térmica com outros sistemas, havendo assim a transmissão de energia térmica.
Referências Bibliográficas
ERICKSON, G. Heat and Temperature – part A: An overview of pupils’ ideas. In Drive, R.; Guesne, E. e Tiberghien, A. (eds.) Children’s Ideas in Science. Open University Press: Milton Keynes – Philadelphia. 1985.
ALBERT, E. Development of Concept of Heat in Children. Science Education, 62(3):389-399. 1978.
CERVANTES, A. Los Conceptos de Calor y Temperatura: Una revision Bibliografica. Enseñanza de las Ciencias, 5(1):66-70. 1987.