Aula - Calor Conceitos e Generalidades
CONFORTO AMBIENTAL I – TÉRMICO
Professora Márcia Kubiak Sato
Aula 1 – Calor. Conceitos e Generalidades. por Márcia Kubiak Sato
“O conhecimento – e não os olhos – é o verdadeiro órgão da visão”
Panchatantra
(texto sagrado indiano)
1 – Calor. Conceito:
As partículas, como os átomos e moléculas que constituem a matéria, estão em permanente estado de agitação térmica. A energia associada à agitação térmica denomina-se Energia Térmica. Todos os corpos materiais possuem energia térmica.
Quando dois corpos que se encontram em temperaturas diferentes são colocados em presença um do outro, a energia térmica transfere-se do corpo de temperatura mais alta para o outro de temperatura mais baixa, até atingirem a mesma temperatura, se nada os impedir. A essa energia térmica, enquanto estiver passando de um corpo para outro, dá-se o nome de Calor.
Calor é energia térmica em trânsito de um corpo para outro, em virtude, somente, da diferença de temperatura entre eles.
A energia térmica é denominada calor somente enquanto estiver “passando” de um corpo para outro; portanto não se deve dizer “um corpo tem calor”, deve-se dizer
“um corpo tem energia térmica”.
Nos meados do século XVIII, o calor era concebido como fluido invisível, sem massa, que não se podia criar nem se destruir e denominava-se calórico. A partir do fim do mesmo século, os trabalhos experimentais de cientistas notáveis como Lavoisier
(1743-1794), conde Rumford ou Benjamin Thompson (1753-1814), James Prescott
Joule (1818-1889), entre outros, demonstraram que calor não é fluido, mas uma forma de energia.
1/5
ARQUITETURA –
CONFORTO AMBIENTAL I – TÉRMICO
Professora Márcia Kubiak Sato
2 – Quantidade de calor:
A quantidade de calor trocada (cedida ou recebida) por um corpo está relacionada com sua massa, com a natureza do material que o constitui e com a variação de sua temperatura da seguinte maneira:
a) A quantidade de calor trocada por um corpo é