Conceito de beneficio
Denomina-se benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salário. O somatório compõe a remuneração do empregado.
OBJETIVOS DE UM PROGRAMA DE BENEFÍCIOS
Um programa de benefícios atende normalmente a dois objetivos os da organização eo dos indivíduos. Os objetivos organizacionais são satisfeitos na medida em que a empresa garante o atendimento das necessidades básicas (higiênicas,conforme a teoria de Herzberg)e, portanto,auxilia na manutenção de baixos índices de rotatividade e ausências,boa qualidade de vida dos empregados , redução de estresse etc.Isso torna a empresa competitiva no mercado de trabalho.
O atendimento das necessidades dos indivíduos parte do pressuposto que ‘a empresa sabe o que é melhor para seus funcionários’, ao mesmo tempo em que carrega um forte tom de paternalismo, ao fixar, de forma unilateral, o que um trabalhador necessita para garantir o nível mínimo de qualidade de vida, como alimentação e assistência médica. oferecidas como parte integrante de remuneração .
PLANOS FLEXÍVEIS DE BENEFÌCIOS
Os planos flexíveis de benefícios, adotados mais recentemente por organizações de países desenvolvidos, são aqueles em que os empregados têm a opção de escolher entre os benefícios disponíveis aqueles que acham mais interessantes. Esse modelo pressupõe uma empresa transparente, empregados responsáveis e uma relação aberta entre as partes, de forma a possibilitar análise e discussões sobre a relação de custo-benefício de ambos.
VALORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS
Um plano de benefícios pode atender a dois tipos de necessidades dos indivíduos * Necessidades intrínsecas * Necessidades extrínsecas
Necessidades intrínsecas são as endógenas, que nasce e florescem no interior do individuo e são em geral de caráter psicológico. Por exemplo necessidade sociais , de relacionamento, de status etc. .E podem ser suprida pela organização graças a política