conceito de assédio moral e assédio sexual.
1) De acordo com a legislação vigente, descreva o conceito de assédio moral e assédio sexual.
2) Se você já tomou conhecimento de algum fato de tal natureza, descreva um exemplo de assédio moral ou assédio sexual. Se não conhecer nenhum, pesquise casos na internet e descreva um deles de forma resumida num texto de, no máximo, 10 linhas. Emita a sua opinião crítica.
Assédio moral no trabalho
O assédio moral no ambiente de trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Este tipo de assédio é mais comum em relações hierárquicas autoritárias e desiguais, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigidas a um ou mais subordinados, desestabilizando a vítima em relação ao ambiente de trabalho e à organização. Quando ocorre de chefe para subordinado é o assédio vertical. Quando entre empregados de mesmo nível hierárquico, é o assédio simétrico, em posição hierárquica diferente e assédio moral assimétrico.
Assédio sexual:
Constranger alguém para obter favorecimento sexual. Um comportamento agressivo demonstrado ameaças psicológicas. A pessoa assediada deve negar ao assediador para que comprove assédio sexual, neste caso o assediador deve indenizar a vitima conforme a CLT-Consolidação das Leis Trabalhistas, assedio sexual de certa forma é um assedio moral; pois o assediador desrespeita a moralidade da pessoa assediada.
2- Violência verbal, Física ou Sexual:
Ameaçar à vítima de violência física, agredir fisicamente, traz transtornos psicológicos e futuros problemas de saúde gravíssimos. As consequências danosas ao desempenho empresarial, custos intangíveis, custos sociais decorrentes do adoecimento e