Os sentidos da globalizaçao
Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio A.C.4 5 No final do século XIX e início do século XX, a conexão das economias e culturas do mundo cresceu muito rapidamente.
O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990.6 Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento.7 Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano estão ligadas à globalização.8
A globalização tem sido um dos temas mais comentados do século XIX,o impacto é tão grande afeta todas as áreas da sociedade,principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.E acaba diretamentecontribuindo na situação econômica dos países.
A Economia Global envolveos aspectos ligados a atividade econômica entre as nações, e com o fenômeno da globalização cada vez mais a interação einterdependência entre as nações torna premente o perfeito funcionamento destas relações.
Depois de muito se haver escrito sobre o tema, cabe aqui às perguntas: o que é globalização? Que sentidos podemter a globalização? Quais os pontos positivos e negativos? Essas questões entrarão novamente em discussão no trabalho a