A economia global e os sentidos da globalização
Introdução
A globalização tem sido um dos temas mais comentados do século XIX,o impacto é tão grande afeta todas as áreas da sociedade,principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.E acaba diretamentecontribuindo na situação econômica dos países.
A Economia Global envolveos aspectos ligados a atividade econômica entre as nações, e com o fenômeno da globalização cada vez mais a interação einterdependência entre as nações torna premente o perfeito funcionamento destas relações.
Depois de muito se haver escrito sobre o tema, cabe aqui às perguntas: o que é globalização? Que sentidos podemter a globalização? Quais os pontos positivos e negativos? Essas questões entrarão novamente em discussão no trabalho a seguir.
Globalização
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escalaglobal. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
A globalização é origem de evoluções ocorridas, principalmente, nos meiosde transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas,hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.
O processo de globalizaçãosurgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.
A nova formataçãoeconômica mundial tem provocado inúmeras alterações no comportamento do homem, como pessoa e como profissional, nas suas relações em sociedade e na atuação das organizações.
Competitividade.