globalização
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
III JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍCAS PÚBLICAS
QUESTÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO NO SÉCULO XXI
OS SENTIDOS DA GLOBALIZAÇÃO
Clarice Cassab1
RESUMO
O objetivo do trabalho é apontar alguns dos aspectos que configuram a chamada globalização. Nesse sentido serão tratados os diferentes mitos que permeiam o discurso e a retórica da globalização.
Palavras-Chave: Globalização – Mitos - Discursos
ABSTRACT
The objective of the article is to point some of the aspects that configure the call globalization. In this direction the different myths will be treated that are in the speech and the rhetoric of the globalization.
Keywork - Globalization – Myths - Speech
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é apontar alguns dos aspectos que configuram a chamada globalização. Nesse sentido serão tratados os diferentes mitos que permeiam o discurso e a retórica da globalização.
Em um dos seus últimos trabalhos Castells argumenta que a economia global se constitui hoje enquanto uma nova realidade histórica diferente da economia mundial, isso porque, a economia global possuiria a capacidade de funcionar como uma unidade em tempo real, em escala planetária. Sendo assim, prossegue o autor, embora o capitalismo tenha a característica de se expandir para além dos limites territoriais e espaciais, foi apenas no término do século XX que a economia mundial se tornou “verdadeiramente global com base na nova infra-estrutura, propiciada pelas tecnologias da informação e comunicação” (CASTELLS, 1999, p.321).
Vigevani compartilha dessa idéia ao afirmar que não é possível reduzir a globalização apenas a uma expressão contemporânea do desenvolvimento capitalista. Para o autor a constituição de uma base técnica e produtiva até então inexistente seria o elemento primordial que teria colocado, pela primeira vez na história “os pressupostos para a organização da vida social, em suas