Ana amelia lemos
Ana Amélia Lemos (Lagoa Vermelha, 23 de março de 1945) é uma jornalista e política do Brasil. Trabalhou como colunista e comentarista doGrupo RBS em Brasília. Ana Amélia é membro do Partido Progressista. É atualmente senadora pelo Rio Grande do Sul.
Primeiros anos, educação e carreira
Ana Amélia Lemos nasceu em 23 de março de 1945 em Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul.1 Concluiu o ensino médio na cidade natal, mudando-se mais tarde para Porto Alegre pensando em cursar a faculdade de Serviço Social, mas acabou optando pela Comunicação Social, na área de Jornalismo.2 Recorreu a uma bolsa de estudos e foi beneficiada pela Assembleia Legislativa do estado, com apoio do governador Leonel Brizola. Durante sua permanência na faculdade, iniciada no ano de 1967 e concluída em 1970, Ana Amélia conheceu e se tornou amiga dos jornalistas Flávio Alcaraz Gomes e Jaime Copstein.3 Estes jornalistas deram a primeira oportunidade profissional a Ana Amélia.
Iniciou sua carreira jornalística na rádio Guaíba produzindo o programa Repórter da História. Depois que saiu da rádio Guaíba, em 1970, no ano da sua formatura, foi convidada para trabalhar no Jornal do Comércio.3 Havia duas vagas, uma para ser colunista social, e uma para ser repórter de economia. Ana Amélia escolheu a área de economia.4
Ela iniciou sua carreira na RBS em 1977, atuando como repórter de economia e produtora e apresentadora do programa "Panorama Econômico", a primeira coluna de economia na TV no sul do País.5
Em 1979, transferiu-se para Brasília, como repórter da Zero Hora, da RBS TV e da Rádio Gaúcha. Três anos mais tarde, ela foi nomeada diretora da RBS na cidade, cargo que deteve até dezembro de 2003. Também participou de programas como Bom Dia Rio Grande, na TV, Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha, e assinou uma coluna na editoria de política do jornal Zero Hora.
Vida pessoal
Ana Amélia não tem filhos.6 Ela foi casada com o advogado e político Octávio Omar Cardoso, falecido em