Globalização um movimento mundial, é proposta real para superaras crises de desenvolvimento das ações como também recuperar o sentido da identidade do homem.”
A globalização favorece as ligações de diversos povos e culturais, porém desde a colonização que os europeus vem devastando outros povos com a sua cultura e com o seu modelo de sociedade. O que fortalece o capitalismo desde a revolução francesa ate os dias atuais, esse sistema se fortalece a casa década, por favorecer a oportunidade de várias pessoas que conseguiram alcançar seus objetivos. Contudo essa universalização não tem dado certo, o resultado está nos conflitos que a sociedade vivência nos dias atuais, com a escola que é meio implícito de moldar esses indivíduos e as guerras que é uma forma explícita, ambos tem a mesma finalidade que é impor a homogeneidade para os indivíduos.
As identidades culturais para alguns pós-modernistas precisam ser vistas como fenômenos dinâmicos capazes de produzir e incorporar mudanças, pois com preservação da cultura local, podemos transformá-las em uma identidade que permaneça mesmo com as constantes mudanças da sociedade. Sem considerar ou pelo menos respeitar as diferentes culturais, usando a escola como o seu principal reprodutor
Concluímos que apesar da imposição que o sistema capitalista tenta impor com o seu modelo ideal de sociedade. Afinal nenhum povo consegue ter a mesma cultura do outro, porque somos seres que interpretamos e moldamos o nosso próprio modo de viver. A escola é o lugar em que deve-se, conscientizar os indivíduos a ter orgulho e valorizar a sua identidade cultural, formando seres conscientes e responsáveis de suas ações.