Conceito 360º
Algumas empresas de grande porte já aderiram à Avaliação 360º por entenderem que "uma cabeça pensa melhor que duas". Desde 1998, a rede de lojas Renner faz a avaliação com toda a equipe de 10 mil funcionários em todo o País, através de um software, utilizado na intranet da companhia, que agiliza o processo. O objetivo foi implantar uma comunicação mais transparente. Após as análises, os dados computados chegam às mãos da área de RH e as devidas providências são tomadas. Para cargos operacionais, o processo é feito semestralmente, em março e setembro. Já para cargos gerenciais, é realizado uma vez por ano.
A diretora de Recursos Humanos da Renner, Clarice Martins Costa, explica que, inclusive, os critérios de avaliação são também utilizados na hora de demitir ou promover um funcionário. "Já houve um caso em que o mesmo colaborador, antes de ser dispensado, tirou nota baixa em duas avaliações consecutivas, ou seja, atendia parcialmente as competências que seu cargo lhe exigia. Da mesma forma, quem pleiteia um aumento no salário tem de tirar boas notas", explica.
O resultado da Avaliação tem como base quatro níveis, sendo que, no primeiro, o colaborador necessita desenvolver competências e, no quarto, ele já aplica tais competências até acima das expectativas da organização. Em suma, o método traz um feedback assertivo que promove chances do funcionário se autodesenvolver, muitas vezes, com a ajuda de seu líder direto. "É uma oportunidade para correr atrás do prejuízo. Na própria Universidade Renner é possível fazer cursos direcionados às competências de cada um e melhorar os pontos fracos", diz. A executiva enfatiza