Métodos instrumentais de analise
Determinação de óleo e lubrificantes numa amostra de água utilizando espectroscopia infravermelho (IV)
Docente: Dulce Geraldo.
Alunos: Adão Nogueira A66208; Daniela Costa A63812; Tiago Costa A6
Data de realização: 12/03/2013
Data de entrega: 15/03/2013
Introdução
A espectroscopia de infravermelho (IV) é um tipo de espectroscopia de observação, a qual usam a região do infravermelho do espectro electromagnético. Baseia-se na observação de ligações químicas que apresentam frequências específicas às quais vibram a níveis de energia bem definidos. Estas frequências de vibração são determinadas pela forma da molécula, pelos seus níveis de energia e pela massa dos átomos que a constituem. Cada frequência da vibração pode ser associada a um tipo específico de ligação química e, para que um modo vibracional seja activo no infravermelho, tem que estar associado a variações do momento dipolar da molécula, em que o campo eléctrico oscilante interfere com o momento dipolar da molécula e, assim, esta interferência é detectada. Quanto mais complexa a estrutura molecular, maior o número de bandas e mais complexo é o espectro de IV.
O facto de muitos grupos funcionais poderem ser identificados através das suas frequências de vibração faz com que o espectro de IV seja o método mais simples, mais rápido e mais útil na atribuição de um composto à sua classe.
Cada substância tem uma certa maneira de absorver radiação e, a partir do pico representado num espectro conseguimos identificar a amostra, por isso, neste trabalho verificamos a absorvância em diferentes picos para diferentes concentrações. Este trabalho tem como objectivo a determinação de óleos e lubrificantes numa amostra de água, utilizando como método a espectroscopia infravermelho (IV). A natureza da análise feita é qualitativa.
Material
* * Calculadora; * Régua; * Lápis; * Protocolo; * Computador.
Tratamento de dados
Figura 1: Espectro