Computação
IntroduçãoA seguir vamos apresentar o início da era dos computadores comercias, vamos descrever a terceira geração de computadores.Terceira Geração de ComputadoresA terceira geração de computadores, com início em 1965, teve como evolução primordial a implementação de circuitos integrados. O lançamento do primeiro Microprocessador, em 1971, marca o término desta geração e começo da próxima. os computadores dessa geração não foram reduzidos, sendo que um dos modelos de mais sucesso (o IBM 360, que vendeu mais de 30 mil unidades) chegava a pesar mais do que os antecessores.Outro grande avanço da terceira geração foi a adição da capacidade de upgrade nas máquinas. As empresas poderiam comprar computadores com determinadas configurações e aumentar as suas capacidades de acordo com a necessidade, pagando relativamente pouco por essas facilidades.
IBM 360
Circuito integradoO uso de transistores passou a ser substituído pelo de circuitos integrados, unidades de encapsulamento semicondutoras que agrupam transistores, resistores, diodos e outros componentes elétricos interligados em uma pastilha de Silício e Germânio, que passaram a ser conhecidos como chips.
As duas variedades de circuitos integrados da geração eram o SSI (Small-scale integration – Circuito de pequena escala) com cerca de 10 transistores por chip e os MSI (Medium-scale integration - Circuito de média escala) com cerca de 100 transistores por chip.
Essa compactação nos componentes possibilitou a diminuição do tamanho dos computadores (mas o menor deles ainda pesava mais de 20Kg), do aquecimento e do consumo de energia.
Por outro lado, a proximidade dos circuitos possibilitou um aumento na velocidade de processamento dos computadores, chegando à velocidade de 1.000.000 de operações por segundo (nanossegundos), e no número de operações