Estrutura e analise das demontraçoes financeiras
A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma, a contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade.
Percebe-se que desde as épocas mais antigas os homens buscam se organizar para controlar seus pertences. Nesse sentido, praticavam atos de comércio através da troca de bens e mercadorias, onde até hoje existe a preocupação em controlar o patrimônio das pessoas e das empresas.
A origem da contabilidade está relacionada à necessidade de registros do comércio, pois à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de seus bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações eram cada vez mais numerosas e de difícil memorização,surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros esboços para os estudos voltados para a contabilidade.
2- Da contabilidade à análise das demonstrações
A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos financeiros da empresa.
A finalidade da análise é transformar os dados extraídos das demonstrações em informações úteis para a tomada de decisões por parte dos contadores, administradores e usuários da empresa.
3- Relatórios Contábeis
Balanço Patrimonial: é uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo
Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE: é um balanço que a empresa pode montar de acordo com um período de tempo ( trimestral, semestral, anual). Nesse balanço ela apresenta os resultados obtidos, ou seja, o lucro ou prejuízo da empresa
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL: Demonstra de forma analítica, as variações de todas as contas do Patrimônio Líquido. Todo acréscimo e diminuição do Patrimônio