Conabilidade e Administração
CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E DIFERENÇA
PONTA GROSSA
2014
CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E DIFERENÇA
Trabalho apresentado como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina de Contabilidade Aplicado a Administração, no curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Ciências Sociais, Departamento de Administração.
Profº. Dr.: Carlos Lopatiuk
PONTA GROSSA
2014
CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO: conceito e diferença
Conceitos de contabilidade:
Crepaldi (1995, p. 22) “A contabilidade é uma ciência concebida para coletar, registrar, resumir e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer entidade.”
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas (MARION, 1998, p.24).
Sá (2006, p.46) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidencias e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais.”
Conceitos de administração:
Montana e Charnov (1998, p. 1) “Administração é o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.”
A administração é o processo que tem como finalidade garantir a eficiência e a eficácia de um sistema. As decisões do processo administrativo classificam-se em quatro tipos principais: planejamento, organização, direção e controle (MAXIMIANO, 1995, p.60).
Daft (2006, p.5) “Administração é o alcance de metas organizacionais de