A atuação do assistente social no judiciário e no terceiro setor
Como todas as áreas, o profissional do Serviço Social atua no poder judiciário com as questões sociais, referente as ações judiciais que tramitam nas Varas de família e nas Varas de infância, juventude e idoso, e também nas áreas criminais e cíveis, como guarda dos filhos, separação, regulamentação de visita e alimentos, interdição, reconhecimento ou negação de paternidade, dentre outras.
É preciso que o profissional olhe para além das petições iniciais do processo, uma vez que essa área exige um olhar diferenciado para além do que está exposto, é preciso considerar todas as particularidades.
Os principais desafios do profissional é atribuir visibilidade aos sujeitos de direitos que demandam pelo serviço, lembrando que os indivíduos só buscam por este serviço quando não há mais recursos, outro desafio enfrentado pelos profissionais é o reconhecimento e a hierarquia imposta pela instituição, no entanto, para a assistente social Denise, o assistente social tem conquistado o seu espaço e adquirindo reconhecimento nesta área de atuação.
As principais atividades realizadas por ela são relatórios, pareceres e visitas. De acordo com a assistente social Denise, as profissionais da área participam de constantes palestras, seminários e cursos de aperfeiçoamento, uma vez que essa área de atuação exige um profissional bem qualificado.
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO
A área da educação é um espaço novo, no qual o assistente social tem adquirido reconhecimento e espaço, uma vez que a sua atuação não restringe apenas ao segmento estudantil e nem às abordagens individuais, ela envolve também ações junto às famílias, aos professores, aos demais trabalhadores da educação, aos gestores dos estabelecimentos públicos e privados e aos profissionais das redes que compõem as demais políticas sociais, abrangendo assim, todo o coletivo no qual a criança ou adolescente está envolvido.
A atuação do profissional de Serviço