Comércio Eletrônico
Comércio Eletrônico, termo traduzido do termo em inglês E-commerce, é uma nova forma de comercialização que surgiu com o advento da internet. Trata-se de um tipo de transação comercial de compra e venda eletrônica, uma vez que será realizada por meio de um equipamento eletrônico como computadores, tablets ou smartphones. Ou seja, é a compra e venda através da internet de produtos ou serviços que estejam disponíveis nas chamadas lojas virtuais que oferecem seus produtos e formas de pagamento online.
A prática desse tipo de compra feito pela internet tem se tornado cada vez mais frenquente entre os consumidores, já que a comodidade de não ter de se deslocar para um estabelecimento comercial e receber as mercadorias em sua própria casa tem sido um grande atrativo.
Pode-se dizer que existem diferentes formatos de comércio eletrônico. Em poucas palavras temos o chamado business to business (B2B), que seriam as negociações eletrônicas feitas entre empresas; business to consumer (B2C), as negociações eletrônicas feitas entre empresas e consumidores e consumer to consumer, as negociações eletrônicas entre consumidores.
Loja Virtual
Conforme acima mencionado, a compra e venda realizada via meios digitais – pela internet – se dá em razão da disponibilidade de produtos e serviços nas chamadas Lojas Virtuais. Sendo que, loja virtual trata-se uma página na internet com um software de gerenciamento para venda de produtos, onde o cliente digita o endereço eletrônico da loja, acessa o site e visualiza os produtos disponíveis.
Ao passo que os fornecedores disponibilizam seus produtos na internet estes são bens intangíveis, uma vez que seus clientes não podem tocá-los nem visualizá-los fisicamente, tendo, portanto, a necessidade de descrever o máximo de informações possíveis a respeito daquilo que está sendo oferecido nas redes, como características do produto, prazos de entrega, preço, devendo demonstrar a disponibilidade de entrega