Comércio eletronico
O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de pagamento online. É um meio facilitador dos negócios, tornando o processo de venda fácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que atuam neste segmento e estimulando a competitividade.
2) Explique as principais limitações técnicas e não técnicas do comércio eletrônico?
Limitações técnicas do comércio Eletrônico o Falta de segurança, confiabilidade, padrões e problemas de comunicação o Falta de “bandwidth” nas telecomunicações o Ferramentas de desenvolvimento mudam rapidamente o Dificuldades na integração dos softwares da Internet e o comércio eletrônico com aplicativos existentes e bancos de dados o Servidores especiais e infra-estrutura adicional é necessária o Problemas de interoperabilidade, entre software de EC, hardware e sistemas operacionais.
Limitações Não-Técnicas o Justificativa e Custo o O custo de desenvolver o Comércio Eletrônico “in house” pode ser muito alto, e erros devidos a falta de experiência podem aparecer. Pode se fazer um”outsourcing”, mais isto não é um assunto simples. o Segurança e Privacidade o São assuntos críticos especialmente na área do B2B. Privacidade é cada vez mais importante para os clientes. E a industria do Comércio Eletrônico tenta que as suas transações sejam ao mesmo tempo seguras e privadas. o Falta de confiança e resistência dos usuários o Clientes não confiam num vendedor desconhecido e sem rosto que vende algo sem papeis e com dinheiro de plástico. A mudança de uma loja física para uma virtual é muito difícil. o Outros fatores limitantes são: o Falta de “toque” e “sentimento” online o Problemas legais (impostos) não resolvidos o Evolução rápida e mudanças no Comércio Eletrônico o Falta de serviços de suporte o Quantidade insuficiente de compradores e