Responsabilidade social e ética
Nome: Eslon Aguiar Martins Filho
Curso: Administração Geral – Bacharelado
Turma: ADMN1A
Disciplina: Metodologia Cientifica
Professor (a): Drª Socorro Hage
Belém - Pará
2012
RESUMO
PAULA, Aline Souki Amaral de, et all. RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA: Avaliando exemplos e redefinindo resultados organizacionais
Resumo
As questões que permeiam as discussões acerca da ética aplicada, em diversos âmbitos profissionais, na contemporaneidade, tornou-se uma necessidade constante. As emergências de profissões provenientes das novas tecnologias levam o ramo empresarial a refletir na utilização responsável e ética dos novos recursos.
As empresas têm procurado dar respostas não apenas aos seus proprietários e clientes, mas também a outros públicos importantes: empregados, concorrentes, fornecedores, meio-ambiente, minorias marginalizadas, em relação à sociedade como um todo.
O mundo contemporâneo é marcado por mudanças constantes e velozes. Como consequências, aponta-se o aumento da complexidade do ambiente e o baixo grau de previsibilidade das relações intra e inter-organizacionais.
De acordo com Masi (1999), os dois grandes modelos econômicos que se confrontam no século XX não oferecem soluções para uma sociedade mais justa: sendo o capitalismo demonstrou saber produzir riqueza, mas já não sabia distribui-la, enquanto o comunismo demonstrou saber distribui-la, mas não produzi-la.
Giddens (2000) por sua vez, discute a relação com a distribuição de riquezas com o conceito “fim da da natureza” e “fim da tradição”. O “fim da natureza” diz respeito a uma inversão na relação homem-natureza: antes o ser humano preocupava-se com as ações da natureza sobre sua vida, agora ele se preocupa com suas ações sobre a natureza e seus impactos no futuro. O conceito “fim da tradição” é a compreensão dos eventos cotidianos não como um caminho de destino