Responsabilidade Sócial e Ética
Introdução 2
Problema 3
Objectivos 3
Objectivo geral 3
Objectivos específicos 3
Revisão bibliográfica 3
Metodologia 3
Caso de Estudo 4
Responsabilidade Social e Ética na Mcel 5
Responsabilidade Social 5
Ética 6
Importância da Responsabilidade Social e Ética 6
a) A nível interno: 7
b) A nível externo: 7
Conclusão 12
Recomendações 13
Bibliografia 14
Introdução
A Responsabilidade Social e a Ética são temas de debates, visto que são do interesse social. São áreas extremamente sensíveis à mentalidade das organizações, pois dependem da cultura que existe em cada organização e das características internas de suas funções.
A Responsabilidade Social e Ética delibera o comportamento valorativo das instituições para com a sociedade, todavia a sua complexidade não se restringe a esta conceituação simplista. Assim, para fazer face às demandas cada vez mais diferenciadas, as organizações vêm se consciencializando de que suas actividades produtivas sofrem e geram impactos variados, sendo necessário, portanto, rever relações com os diversos actores sociais. É crescente o movimento pela ética e responsabilidade social das empresas, multiplicam-se os eventos nacionais e internacionais com o objectivo de discutir conceitos, práticas e indicadores que possam efectivamente definir uma empresa como empresa cidadã. Sendo Moçambique, um país em via de desenvolvimento e diante do quadro de pobreza, dos sérios problemas que vivemos em termos de educação, saúde, desemprego, violência e de acções que destroem o nosso ecossistema, é importante que as organizações assumam o seu papel social e contribuam eficazmente para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Percebemos, assim, uma tendência que começa a se consciencializar em factos que nos enchem de esperança e optimismo, surgindo uma nova consciência nos gestores e/ou líderes de empresas, nos profissionais que prezam pela ética nos seus negócios, nas relações de trabalho e sobretudo, nos