MODELOS DE COMUNICA O
COMUNICAÇÃO
Professora Louriete
“...a comunicação está presente em todas as formas de organização conhecidas na natureza, tanto que se pode afirmar que a única maneira de haver organização é através da comunicação.” MARIA SCHULER
Putnam, Phillips e
Chapman, afirmam que
“comunicação e organização são coisas equivalentes.” .
OS MODELOS A SEGUIR MOSTRAM A CONTRIBUIÇÃO DE VÁRIOS ESTUDIOSOS QUE OCUPARAM-SE DA COMUNICAÇÃO.
* MODELO MECANICISTA: a fonte transmite um sinal que é captado pelo receptor. A comunicação é neutra, não tem relação com o contexto social, não há feedback, é passiva e mostra a superioridade da fonte.
* MODELO CIRCULAR E LINEARES: OCUPASE DA REALIMENTAÇÃO DO PROCESSO.
Esses modelos têm em comum os seguintes pressupostos: a comunicação surge como a transmissão de uma mensagem ou um conjunto de mensagens entre um emissor e um receptor, cujas funções estão dissociadas; essa transmissão ocorre num único sentido, ou seja, do emissor para o receptor. Daí que estes modelos são considerados lineares,
(RECIPROCIDADE).
* MODELO PSICOLÓGICO: considera fonte e receptor como destinador e destinatário. Autores consideram a experiência, atitudes, conhecimento, situação social e cultura de ambos. A interpretação é um elemento/ complemento necessário da decodificação. * MODELO SOCIOLÓGICO: o grupo social do qual o indivíduo faz parte é responsável pela construção de significados e sentidos.
* MODELO
ANTROPOLÓGICO: é o mais complexo e amplo dentro do processo de comunicação. * MODELO SISTÊMICO: além de todos os elementos de comunicação (emissor, receptor, canal, mensagem) , ainda é perceptível a composição, interpretação, resposta- o destinatário pode ser passivo, ativo ou proativo.