etica e responsabilidade social
Administração e mercado de trabalho
Resenha cap. 14
Ética e responsabilidade social
A responsabilidade social e o comportamento ético de administradores estão entre as tendências mais importantes da teoria da pratica administrativa na passagem do sec. XXI.
A ética e um campo de conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento humano e das empresas. A ética lida com aquilo que pode ser diferente. A ética e formada por códigos, códigos esses que fazem parte de um sistema de valores que servem para orientar o comportamento das pessoas, estabelecendo condutas apropriadas.
Os códigos de ética são varias, destinados a pontos específicos, como codigo de transito, consumidor, empresas ou propaganda. E arientam para que as pessoas saibam seus deveres e direitos.
A ética na administração abrange inúmeros aspectos com a sociedade. Esses aspectos podem ser classificados em categorias diversas, com diferentes níveis. De acordo com STONER pode-se classificar em quatro categorias apenas, estão são: social, stakeholder, política interna e individual.
Na sociedade de um modo geral existem questões éticas relacionadas a diferentes grupos, como política e stakeholder (conceito alternativo de acionistas, pessoas que estão associadas direta ou indiretamente a organização ou sofrem algum efeito, como clientes, funcionários e comunidade).
A política interna pode-se dizer que é uma das mais discutidas, sendo aquela que tem relação empresa/empregado. E deixa claro aos funcionarios quais seus deveres e direitos e ate onde podem realmente chegar.
No nível individual, decisão importante tem um impacto considerável sobre o clima organizacional e qualidade de vida, isso quando ajudam organizações, e funcionários com problemas de saúde por exe.
Os valores são importantes para ajudar no código de ética da empresa. Pois orientam seu comportamento, e avaliam o processo social de julgar comportamentos e considera-los certo ou errado.
Em