Comunismo x socialismo
Apesar de suas múltiplas variantes ideológicas e metodológicas, o Socialismo tem uma base comum que pode ser identificada na transformação do ordenamento jurídico e econômico, fundado na propriedade privada dos meios de produção e troca, numa organização social na qual:
• o direito de propriedade seja fortemente limitado;
• os principais recursos econômicos estejam sob controle das classes trabalhadoras;
• a sua gestão tenha por objetivo promover a igualdade social por meio da intervenção dos poderes públicos.
A utopia socialista tem remota tradição em antigas elucubrações intelectuais. Platão (429-347 a.C.), na República arquiteta a organização da Polis (cidade) propondo que guerreiros e guardiões tivessem vida estritamente comunista a fim de que, apartados de qualquer propriedade privada, pudessem cuidar exclusivamente dos interesses da coletividade.
O Comunismo, por sua vez, é a doutrina que defende a abolição da propriedade privada dos meios de produção, a distribuição igualitária dos bens produzidos pela sociedade. Defende, ainda, que a organização da riqueza social seja feita pela própria comunidade de produtores.
Na realidade, conforme já expomos anteriormente, as diferenças entre socialismo e comunismo, criadas por Marx e Engels, diferem tão somente na semântica e no “ modus operandi ”. Tanto na sua essência, quanto aos objetivos colimados, são rigorosamente iguais: Transformar em tragédia as limitações da condição humana.
A utopia socialista-comunista por si só explica o seu fracasso e não precisa ser demonstrada.
Fonte(s):
http://www.samauma.com.br/samauma/ao005s…
site p/ leitura: http://www.tg3.com.br/comunismo/