Socialismo/comunismo
SOCIALISMO/COMUNISMO
Introdução
Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, deveria-se passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria.
O conceito de comunismo propriamente, define-se como uma forma de regime social onde existe uma igual distribuição de riqueza e a propriedade comum de todos os bens. As desigualdades sociais já levavam filósofos a pensar numa sociedade ideal, que tivesse igualdade de direitos.
Segundo Karl Marx (1818-1883), o objetivo do comunismo é o domínio do proletariado, perante o declínio da burguesia, acabando assim com a diferença (confronto) de classes. O comunismo se baseia numa sociedade sem classes, onde todos têm os mesmos direitos, os mesmos ganhos e gastos. Entre os países que adotaram o regime comunista, podemos citar a U.R.S.S., a China, Cuba e Alemanha Oriental.
O socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo, diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas.
Na visão do pensador e idealizador do socialismo, Karl Marx, este sistema visa a queda da classe burguesa que lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Segundo ele, somente com a queda da burguesia é que seria possível a ascensão dos trabalhadores.
A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento,