SOCIALISMO E COMUNISMO
Conceito
Define-se por socialismo a doutrina que tem como princípios a liberdade, a igualdade e fraternidade da Revolução Francesa de 1789, que geralmente foram atribuídos a Pierre Leroux em 1834. Ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica, advogando a administração e a propriedade pública ou colectiva dos meios de produção e distribuição de bens, assim como uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação.
Socialismo utópico
Nas pertinentes palavras de NEWMAN (2005) ele define o termo socialismo utópico referindo-se à primeira fase do pensamento socialista que se desenvolveu entre as guerras napoleónicas e as revoluções de 1848. Os pensadores percursores foram: Conde de Saint-Simon, François-Charles Fourier e Robert Owen.
Segundo estudiosos, o termo socialismo utópico refere-se aos seus primeiros pensadores, citados acima, que ficaram conhecidos como socialistas utópicos. Essa denominação tem a ver com o fato de tais pensadores acreditarem na total transformação da sociedade de forma pacífica, sem a necessidade da luta armada, que seria promovida pela luta de classes e pela revolução proletária.
As ideias e críticas à sociedade burguesa capitalista no século XIX, realizadas pelos pensadores socialistas utópicos, estão claramente associadas ao pensamento iluminista, pois propagavam que somente com o desenvolvimento da razão e do progresso a felicidade humana poderia ser alcançada.
O principal ideário dos socialistas utópicos era a defesa da igualdade e o principal teórico que os influenciou foi o filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau, que havia afirmado ser a propriedade privada a origem da desigualdade entre os homens.
A partir dessa filiação teórica iluminista, os socialistas