comunidade indígena
São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas aqueles que viviam numa área geográfica cantes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza. A expressão povo indígena, literalmente "originário de determinado país, região ou localidade; nativo", é muito ampla, abrange povos muito diferentes espalhados por todo o mundo. Em comum, têm o fato de que cada um se identifica com uma comunidade própria, diferente acima de tudo da cultura do colonizador.
Educação indígena
A educação indígena tem se tornado relevante nos vários países que foram colonizados e onde ainda existem os habitantes originais do mesmo. Esforços têm sido tomados de maneira a preservar a cultura destes indivíduos, mas também permitindo sua integração à sociedade moderna.
Avanços e consensos na área de educação escolar indígena se deram tanto no plano legal quanto no plano administrativo. Ainda não se estruturou um sistema que atenda as necessidades educacionais dos povos indígenas de acordo com seus interesses, respeitando seus modos e ritmos de vida, resguardando o papel da comunidade indígena na definição e no funcionamento do tipo de escola que desejam.
A impressão que se tem é que a educação escolar indígena caminha a passos lentos: avança-se em direção a algumas conquistas, mas inúmeros obstáculos se apresentam a.
O que mudou na vida dos índios em relação à tecnologia e a globalização?
Os índios de alguns povos do Brasil se adaptam em grandes disputas entre o índio e a máquina. Em vários países a tecnologia é um instrumento de trabalho, podendo assim proporcionar melhorias excelentes para a vida cotidiana.
No caso dos jovens em respeito às tecnologias atuais, não interfere em nada de seus cotidianos tradicionais e culturais, pelo contrario os jovens acreditam que eles fazendo parte da globalização mundial, é uma forma de buscarem seus espaços na sociedade como um todo. E para