Comunicação
Tudo que falamos, escrevemos ou até mesmo quando fazemos gestos estamos efetuando uma comunicação.
Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou. Para a realização de um processo de comunicação podemos destacar: fonte, transmissor, canal, receptor, destino e ruído.
• Fonte: que pode ser pessoa, processo ou equipamentos que fornecem as mensagens;
• Transmissor: processo ou equipamento que codifica a mensagem e a transmite ao canal;
• Canal: equipamento ou espaço intermediário entre transmissor e receptor;
• Receptor: processo ou equipamento que recebe e decodifica a mensagem;
• Destino: a pessoa, processo ou equipamento a quem é destinado a mensagem;
• Ruído: perturbações indesejáveis que tendem a alterar, de maneira imprevisível, a mensagem.
Conseguir o que se deseja através da comunicação não é tarefa fácil, visto que cada pessoa tem uma forma de pensar e interpretar diferente. Para que exista comunicação é necessário que se tenha um entendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes, ou quase sempre não têm o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir, sensibilizar o receptor a tomar ou ter determinada atitude ou reação.
Com isto percebemos o quanto é importante conhecer todos os componentes que fazem parte de uma comunicação eficaz, não importa se a comunicação será escrita, oral ou gestual. A atenção deve ser a mesma para toda a comunicação, pois dela depende o sucesso ou o não sucesso de uma organização.
2) TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
Comunicação é o processo de transferir significado de uma pessoa para outra na forma de ideias ou informações. Para que a troca de significado tenha sucesso é necessário que domine as técnicas de comunicação, mais que as palavras