Comunicação X Informação no campo Midiático
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Comunicação X Informação no campo Midiático
São Bernado do Campo – São Paulo – SP
Maio/2013
INDICE
Resumo
Introdução: entre a microfísica e os campos sociais
A transformação da comunicação em infraestrutura
Capitais midiáticos
Os dispositivos comunicacionais e midiáticos
Comunicação
X
Informação no campo Midiático
Resumo
A análise dos processos de midiatização. A construção do conceito opera a partir da diferença entre midiatização e comunicação, e de como essa distinção é produzida historicamente na constituição do campo das mídias, considerando principalmente os processos de unificação dos mercados discursivos. Nesta perspectiva, o conceito de dispositivos é proposto como chave teórica e metodológica para análise das “questões de comunicação”.
Introdução: entre a microfísica e os campos sociais
Como relação entre dois – a conversa -, a comunicação é uma forma específica de interação social: é rede de relações não objetivadas, na medida em que coloca em jogo a inserção de indivíduos e instituições no espaço social simbólico constituído como alteridade, em permanente construção (ou cultivo) através das trocas incessantes de materiais significantes, o que significa compreender, em sua gênese, a comunicação como circulação. Nesse sentido, a comunicação não constitui um campo social, mas sim uma microfísica, onde se coloca a carência de reparar as lacunas (individuais e coletivas) do imaginário e da ordem simbólica.
A comunicação só se diferencia de outras funções (produção, reprodução, afeto, poder, etc.) na constituição histórico-social dos campos sociais específicos. Nesse sentido, os processos midiáticos se constituem numa ruptura e continuidade em relação à dimensão sócio antropológica. Por isso, não falamos em campo da comunicação. Só há a constituição do campo na medida em que dispositivos