Teoria da Comunica o
NOME DA DISCIPLINA
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
NOME DO PROFESSOR
ROBERTO CARLOS GOMES DE CASTRO
Texto crítico opinativo referente ao filósofo Demóstenes, abordado durante o semestre.
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
NOME: BIANCA APARECIDA CAMPOS NEVES
Unidade: Vergueiro Período: Noturno 3º Sem. Sala 502
RA: 625971-0
FILÓSOFO: DEMÓSTENES
Ao decorrer do semestre, dentre os filósofos estudados, Górgias, Platão, Aristóteles, Isócrates e Demóstenes1, me identifiquei com o último citado.
Demóstenes além de superar problemas pessoais, como a guagueira, deu um novo sentido a retórica, utilizando-a como a forma que, ao meu ver, é a ideal para um profissioanal de comunicação ético.
O filósofo defende ainda que, a retórica ateniense buscava somente o encantamento dos ouvintes e não se importava com o conteúdo ministrado nele, da mesma forma que ocorre hoje em alguns veículos midiáticos, como por exemplo, a televisão, com programas de auditório com conteúdo vazio que busca sua audiência na futilidade, ou seja, no encantamento do público com coisas desnecessárias.
Como o Demóstenes pensava, os males surgem porque os oradores estão mais preocupados em agradar o público do que realmente discutir causa/ soluções e voltar pensamentos para resolver os problemas; essa prática é extremamente corriqueira atualmente, desde o âmbito midiático até o campo político (cujo é de longe utilizado, na maioria das vezes, somente para encantar).
Com o passar do tempo, os ouvintes dessa retórica vazia, acabam se acomodando e não exercem mais a reflexão.
Identifico como principal função do comunicador atual, tirar os cidadãos do comodismo e do encantamento com a futilidade, desenvolvendo ações e projetando um pensamento crítico nas pessoas, pois, se mais fossem ativas e se importassem com o conteúdo, consequentemente, os meios de comunicação buscariam cada vez mais desenvolver produtos de qualidade para